Os Meus Pensamentos são Todos Sensações

Sou um guardador de rebanhos. O rebanho são os meus pensamentos. E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos. E com as mãos e os pés. E com o nariz e a boca.
Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la. E comer um fruto é saber-lhe o sentido. Por isso quando num dia de calor. Me sinto triste de gozá-lo tanto. E me deito ao comprido na erva. E fecho os olhos quentes, Sinto todo o meu corpo deitado na realidade.

Alberto Caeiro, in "O Guardador de Rebanhos - Poema IX"
Heterónimo de Fernando Pessoa

sexta-feira, 1 de outubro de 2010


Me querem mãe,
e me querem fêmea.

...Me querem líder,
e me fazem submissa.

Me fazem omissa,
e me cobram participação.
Me impedem de ir,
e me cobram a busca.

Me enclausuram nas prendas do lar,
e me cobram conscientização.

Me podam os movimentos,
e me querem ágil.

Me castram o desejo,
e me querem no cio.

Me inibem o canto,
e me querem música.

Me apertam o cinto,
e me cobram liberdade.

Me impõe modelos, gestos,
atitudes e comportamentos,
e me querem única.

Me castram, me podam,
falam e decidem por mim,
e me querem plena e absoluta. Que descompasso !

Rayana Odete Gasparim Paiva
.


.

2 comentários:

  1. Lena,

    Adorei a escolha da poesia que diz tanto sobre as exigências díspares e multiplas feitas a mulher. Por escolha, escolho não atender a todas.

    Beijo de boa noite e desejo que tenha um ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  2. Sim, eu também escolho não escolher todas. Aliás como podia?

    Ainda bem que gostou.

    Sabe, vindo de si, é um elogio muito grande.

    Obrigada!

    Com carinho,
    Lena

    ResponderEliminar