Os Meus Pensamentos são Todos Sensações

Sou um guardador de rebanhos. O rebanho são os meus pensamentos. E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos. E com as mãos e os pés. E com o nariz e a boca.
Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la. E comer um fruto é saber-lhe o sentido. Por isso quando num dia de calor. Me sinto triste de gozá-lo tanto. E me deito ao comprido na erva. E fecho os olhos quentes, Sinto todo o meu corpo deitado na realidade.

Alberto Caeiro, in "O Guardador de Rebanhos - Poema IX"
Heterónimo de Fernando Pessoa

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Inter-Sonho





Numa incerta melodia
Tôda a minh'alma se esconde
Reminiscencias de Aonde
Perturbam-me em nostalgia...

Manhã d'armas! Manhã d'armas!
Romaria! Romaria!

. . . . . . . . . . . . . . .

Tacteio... dobro... resvalo...

. . . . . . . . . . . . . . .

Princesas de fantasia
Desencantam-se das flores...

. . . . . . . . . . . . . . .

Que pesadêlo tão bom...

. . . . . . . . . . . . . . .

Pressinto um grande intervalo,
Deliro todas as côres,
Vivo em roxo e morro em som...


Mário de Sá-Carneiro, in 'Dispersão'

11 comentários:

  1. Oi Lena : )
    Bacana seu blog...Voltarei !!!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. belo perfeita emocao que emana de seu sentir que lindamente vc deixa leer no seu poema... parabems

    saludos
    linda semana
    abracos

    ResponderEliminar
  3. Delirar todas as cores é beber um arco-íris a dois.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Lena:

    Belo espaço!

    Adorei:

    Voltarei sempre, serei seu seguidor!

    Grato pela partilha


    Abraço carinhoso

    Antònio Manuel

    ResponderEliminar
  5. Lu,
    Volte sempre que quiser e obrigada pela visita!

    bj

    ResponderEliminar
  6. Poeta,
    Sim, tem toda a razao: nunca postaria algo que nao sentisse.
    Obrigada!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Moa,
    tem um sentimento profundo dentro de si.

    Bj

    ResponderEliminar
  8. Antonio Manuel,

    Ainda bem que gostou. Volte sempre que quiser!

    Abraço

    ResponderEliminar